A temporada de Natal 2021 chegou e a primeira receita este ano é um Bolo Inglês de Natal maravilhoso, fácil de fazer e super temático. Faça para comer, vender ou presentear alguém que você ama!
O QUE É BOLO INGLÊS?
Conhecido em inglês como pound cake (“bolo libra”) ou em francês como quatre-quarts (“quatro-quartos”), o bolo inglês é uma massa básica que, originalmente, levava apenas os quatro ingredientes indispensáveis para um bolo amanteigado básico: manteiga, açúcar, farinha e ovos.
Originário da Europa, onde pound (libra) é uma unidade de medida comumente utilizada, esse bolo surgiu através da seguinte fórmula: 1 libra (454g) para cada um dos quatro ingredientes mencionados acima (daí pound cake ou quatre-quarts); é uma receita de fácil memorização e rende um bolo bem denso e bem rico, uma delícia!
Hoje em dia, entretanto, essa fórmula é usada apenas como referência, sendo frequentemente adaptada para criar diferentes texturas e sabores. É muito comum a receita do bolo inglês moderno levar fermento em pó, sal, suco de fruta, leite, iogurte, sour cream, buttermilk, cream cheese, etc., e os quatro ingredientes básicos, na maioria das vezes, acabam tendo medidas/pesos diferentes.
Embora muito comumente sejam feitos e assados em fôrmas de pão (também chamadas de fôrma de bolo inglês), esse tipo de massa pode ser assado nos mais diversos tipos de fôrmas, como as redondas, de furo no meio, retangulares, e por aí vai.
Independentemente da proporção dos ingredientes ou do tipo de fôrma onde é assado, o bolo inglês é uma das minhas massas favoritas, e tende a ficar ainda mais gostosa no dia seguinte; maravilhoso, né?!
OPÇÕES DE FÔRMA
Esta receita rende massa para 4 fôrmas de papel de 250g (assim como fôrmas de panetone de papel, as de bolo inglês também vêm com a gramagem marcada para indicar a capacidade do molde) mas caso prefira assar esta massa nas fôrmas comuns, também é possível.
Abaixo são algumas das opções que você tem, inclusive fôrmas redondas para fazer bolo inglês em camada com algum recheio de sua preferência:
- 1 fôrma de furo no meio grande;
- 2 fôrmas médias de pão/bolo inglês;
- 2 fôrmas redondas de 23cm;
- 3 fôrmas de 20cm;
- 18-24 cupcakes;
- 1 fôrma de 25cm de aro removível;
Mas lembre-se de unta-las e enfarinha-las normalmente. E ah, o tempo de forno vai variar, fique de olho!
GLACÊ SIMPLES PARA BOLOS
O glacê simples é realmente simples de fazer (apenas 2 ingredientes) e é super opcional. Mas se quiser enfeitar o bolo para deixa-lo com a cara do Natal, ou para vender/presentear, vale super a pena!
Você vai precisar de açúcar de confeiteiro impalpável (aquele fininho que tem amido na composição, como este) e algum líquido para dar o ponto. Boas opções são: leite (qualquer tipo), água, ou suco de fruta.
Para os 4 bolinhos, passo as medidas de 120g de açúcar para 60ml de líquido, mas fique à vontade para ajustar conforme seu gosto. Quanto mais ralo ficar o glacê, mais fina ficará a camada por cima do bolo e mais glacê escorrerá pelas laterais.
Eu gosto de um glacê mais firminho e espesso então acabo sempre colocando um pouco mais de açúcar para ajustar. Falando nisso, a regra é a seguinte: se estiver muito mole, adicione mais açúcar; se estiver muito firme, adicione mais água. Simples assim!
E para finalizar, decorei com frutas cristalizadas e cereja glaceada, que dá todo um charme especial:
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Tenha a manteiga e os ovos em temperatura ambiente (ponto pomada) antes de começar, especialmente a manteiga; como este bolo é feito pelo método cremoso invertido, se a manteiga estiver dura, os ingredientes não vão se incorporar a tempo e a massa não ficará tão boa.
- O leite azedo (leite + vinagre) pode ser substituído por iogurte natural sem açúcar, mesma quantidade.
- Você pode usar qualquer tipo de fruta desidratada/cristalizada/glaceada para incluir na massa ou na decoração do bolo, basta seguir as medidas indicadas para não exagerar na dose. Nozes também são muito bem vindas!
- Antes de adicionar as frutas à massa do bolo, certifique-se de que estejam minimamente úmidas antes de passa-las na farinha; dessa forma, a farinha gruda nas frutas e minimiza sua queda para o fundo do bolo.
- Para melhores resultados, prefira usar o açúcar de confeiteiro impalpável para fazer o glacê. Caso prefira, é possível fazer a versão caseira com apenas 2 ingredientes simples, como mostro neste vídeo aqui.
- Se precisar adaptar as fôrmas, veja dicas na postagem acima.
- Se quiser menos quantidade, divida a receita ao meio e faça 2 bolinhos na fôrma de papel ou 1 bolo em uma fôrma de pão média.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Cerca de 7 dias, sob refrigeração, bem embalado.
POSSO CONGELAR ESTE PÃO BAFÔNICO?
Pode sim, bem embalado em filme plástico e alumínio. Dura cerca de 3 meses.
Bolo Inglês de Natal
Equipamento
- 4 fôrmas de 250g de papel
- 1 batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
- 90ml/g (⅓ Xíc. + 2 Col. Chá) Leite Integral em temperatura ambiente
- 1 Col. Chá (5 ml) Vinagre Branco ou sumo de limão
- 260g (2 Xíc.) Farinha de Trigo
- 40g (¼ Xíc.) Amido de Milho
- ¾ Col. Chá (3g) Fermento em Pó
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- 300g (1½ Xíc.) Açúcar Refinado
- 300g (1⅓ Xíc. ou 1½ Tablete) Manteiga s/ Sal em temperatura ambiente e em cubos
- 6 Unid. (300g) Ovos grandes em temperatura ambiente
- 2 Col. Chá (10ml) Extrato de Baunilha
- 360g (2 Xíc.) Frutas Cristalizadas (ver notas)
Glacê
- 120g (1 Xíc.) Açúcar de Confeiteiro Impalpável
- 60ml (4 Col. Sopa) Leite (ou Água ou Suco de Laranja)
Modo de Preparo
Massa
- Misture o leite com o vinagre e reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
- Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o amido, o fermento, o sal e o açúcar e misture muito bem com um fouet.
- Quebre os ovos em um recipiente pequeno, junte o leite com vinagre e a baunilha e misture bem.
- À mistura de secos, junte a manteiga e metade da mistura de ovos. Liguei a batedeira em velocidade mínima para começar a umedecer os ingredientes. Aumente para média-alta e bata por 2 minutos. Pare e raspe a tigela da batedeira com uma espátula.
- Adicione o resto da mistura de ovos em duas partes, batendo em velocidade média-alta por 20 segundos a cada adição.
- Umedeça as frutas com um pouquinho de água e polvilhe com 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Misture brevemente e incorpore à massa. Misture delicadamente com uma espátula e divida a massa entre as 4 fôrmas de papel.
- Asse por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido ao centro da massa saia seco. Deixe esfriar completamente.
Glacê
- Peneire o açúcar e junte o leite gradualmente até atingir a consistência desejada. Se quiser mais líquido, adicione mais leite; se quiser mais espesso, adicione mais açúcar.
- Despeje sobre o topo dos bolos já frios e decore com frutinhas.
Notas
- Frutas: vários tipos podem ser usados. Eu usei 180g (1 Xíc.) da fruta cristalizada normal e os outros 180g da fruta embebida em vinho tinto de mesa. Demonstro o simples preparo neste vídeo. Meça 180g em uma peneira (ou 360g se quiser fazer o bolo todo com ela) e deixe escorrer o excesso de vinho antes de usar na receita. Outros tipos de frutas cristalizadas ou frutas secas são bem vindas neste bolo e podem ser adicionadas à massa, desde que não ultrapasse os 360g totais de frutas pedidos na receita. Nozes também podem ser incluídas tranquilamente.