Chandelle Caseiro

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Bem fiel ao original, sem leite condensado e mega fácil de fazer, esta receita de Chandelle Caseiro é econômica, rende 4 porções de 90g e ainda pode ser gourmetizada para produzir um Chandelle mais rico e especial. Confira todos os truques e dicas neste post bafônico!

chandelle caseiro

A ideia para fazer esta receita surgiu meio que sem querer. Durante os testes do creme diplomata para o Pavê de Chocolate, notei que ele—sem o chocolate em gotas e o chantilly—ficava muito parecido com um Chandelle.

Daí logo pensei que essa receita, toda simples, prática e econômica, poderia agradar vocês, e o trabalho de testes já estaria praticamente pronto; apenas faria alguns ajustes para deixa-lo mais próximo do Chandelle vendido no mercado.

COMO É ESTE CHADELLE?

Esta receita é essencialmente um creme de confeiteiro de chocolate feito pelo modo expresso e com a adição de dois ingredientes ao final:

  1. Leite: para afinar o creme e deixa-lo mais molinho;
  2. Corante Marrom: para aproximar sua coloração à do original, que é bem escurinha.

O corante é totalmente opcional; quem não gosta, não tem ou prefere não colocar, basta omitir.

Fazendo esses ajustes, nossa versão caseira chegou bem próximo da versão industrializada, que é um creminho leve, macio e bem suave, tanto em relação a sabor quanto a dulçor.

CHANDELLE GOURMET? PODE SER!

O Chandelle basicão leva essencialmente os seguintes ingredientes: cacau em pó, açúcar, amido de milho, leite, gemas e sal.

Dá para ver que é um creme com custo relativamente baixo e mais em conta do que a versão industrializada. Mas quem disse que não podemos dar um up nele de deixa-lo ainda mais especial?

Dois ingredientes que podem fazer muito bem esse papel especial são:

  1. 35g (3 Col. Sopa) Chocolate Meio-Amargo, picado;
  2. 30ml (2 Col. Sopa) Destilado ou Licor.

Para o chocolate, basta adiciona-lo ao creme assim que ele for retirado do fogo, mexendo lentamente até que derreta e se incorpore. Note que o creme ficará mais rico, mais espesso e mais doce.

Para a bebida alcoólica, boas opções são: rum, cachaça, vodca, conhaque ou um bom licor de café, chocolate, etc. Esse deve substituir o Leite Integral (2) da receita.

Veja só como fica a consistência e aparência da versão com chocolate:

chandelle de chocolate

Foge um pouco do original, mas fica uma delícia, super encorpado e cremoso!

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

1. Dissolva o cacau em pó em água fervente.

2. Misture o leite com as gemas.

3. Misture bem o açúcar, o amido e o sal.

4. Junte as misturas de cacau e de leite à de secos e misture bem.

5. Leve a fogo médio-baixo e mexa sem parar.

6. Quando pegar fervura, continue cozinhando e misturando mais 2 minutinhos.

7. Cubra o creme com filme plástico (em contato direto) e leve à geladeira.

8. Bata vigorosamente para voltar a ficar cremoso.

9. Adicione um pouco de leite e corante (se for utilizar) e misture.

10. Porcione e sirva!

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Use a água imediatamente após fervê-la para dissolver o cacau; dessa forma seu sabor é liberado com mais intensidade e prevenimos aspecto arenoso no paladar ao final.
  • Para cozinhar este creme, um fouet é o utensílio mais recomendado, especialmente um pequeno que alcance as bordas da panela. Eu uso e recomendo este.
  • Esta receita rende 4 porções de 90g (aproximadamente), assim como 4 potinhos de Chandelle. Se precisar de mais quantidade, basta dobrar ou até mesmo triplicar a receita.
  • Sempre que tenho pressa para esfriar cremes, eu os transfiro para uma fôrma de bolo larga e levo à geladeira ou freezer; eles esfriam muito rapidamente dessa forma. No congelador é coisa de 10 minutos, maravilhoso!
  • Use um cacau de qualidade (alcalino ou natural); o sabor de chocolate do seu Chandelle vai depender direta e exclusivamente dele!
  • Caso opte por adicionar chocolate, procure usar o meio-amargo. Se porventura for utilizar o ao leite, aí recomendo reduzir o açúcar da receita para 30g (2½ Col. Sopa).

VIDEODEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 5 dias, bem coberto e sob refrigeração.

POSSO CONGELAR ESTE CHANDELLE?

Por causa do amido na composição, o congelamento não é recomendado.

Chandelle Caseiro

Fazer Chandelle em casa é mais simples e rápido do que você imagina! Com poucos ingredientes e pouco tempo de preparo, esta versão caseira é bastante fiel à original e pode ainda ser gourmetizada! E diferentemente de outras receitas por aí, esta não leva leite condensado, ingrediente inexistente no Chandelle.
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cocção 7 minutes
Tempo de Geladeira 10 minutes
Tempo Total 27 minutes
Rendimento4 porções (90g)
Fernando Marino

Ingredientes 

  • 10g (1½ Col. Sopa) Cacau em Pó
  • 2 Col. Sopa (30ml/g) Água fervente
  • 50g (¼ Xíc.) Açúcar Refinado
  • 18g (2 Col. Sopa) Amido de Milho
  • ¼ Col. Chá (1g) Sal
  • 240ml/g (1 Xíc.) Leite Integral (1)
  • 2 Unid. (36g) Gemas
  • 1-2 Col. Sopa (15-30ml) Leite Integral (2) (ver notas)
  • quanto basta Corante Marrom opcional (ver notas)

Modo de Preparo

  • Em uma tigela pequena, junte o cacau em pó e a água fervente e misture bem até que o cacau esteja completamente dissolvido; reserve.
  • Em um recipiente, junte o leite e as gemas e misture bem com um garfo; reserve.
  • Em uma panela pequena, junte o açúcar, o amido e o sal e misture bem com um fouet até que os secos estejam bem homogêneos.
  • Adicione a mistura de cacau e a mistura de leite à panela com os secos e misture bem com um fouet para incorporar.
  • Leve a panela a fogo médio/baixo e, mexendo sem parar, cozinhe a mistura até que ela espesse e chegue a ponto de fervura. Em seguida, continue mexendo sem parar e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos; retire do fogo.
  • Transfira para um recipiente e cubra com filme plástico em contato direto com o creme e leve à geladeira ou ao freezer para resfriar. (Nota: uma fôrma de bolo redonda faz o creme esfriar muito mais rapidamente).
  • Remova o filme plástico, transfira o creme para uma tigela larga de mistura e, com um fouet resistente ou batedeira, bata-o até que volte a ficar cremoso.
  • Adicione o leite e ajuste o ponto. Adicione o corante, se for utilizar e misture para incorporar. Porcione e sirva!

Notas

  • Leite Integral (2): este "chorinho" de leite integral é usado para afinar o Chandelle e deixa-lo com a consistência mais próxima à do original. Caso queira dar um toque especial, substitua-o por alguma bebida alcoólica de preferência como conhaque, rum, cachaça ou um licor.
  • Corante Marrom: é super opcional. A ideia aqui foi utiliza-lo para aproximar a cor mais à do original. Utilizo o corante em gel mas o líquido também funciona; nesse caso, talvez seja uma boa ideia reduzir um pouco do leite integral (2).

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR