Bolo Inglês de Cream Cheese

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Rico, amanteigado e quase cremoso, esse bolo inglês de cream cheese é rápido e fácil de fazer e fica ainda mais gostoso no dia seguinte!

bolo inglês de cream cheese

O QUE É BOLO INGLÊS?

Conhecido em inglês como POUND CAKE (“bolo libra”) ou em francês como QUATRE-QUARTS (“quatro-quartos”), o bolo inglês é uma massa básica que, originalmente, levava apenas os quatro ingredientes indispensáveis para um bolo amanteigado tradicional: manteiga, açúcar, farinha e ovos.

 

Originário da Europa, onde pound (libra) é uma unidade de medida comumente utilizada, esse bolo surgiu através da seguinte fórmula: 1 libra (454g) para cada um dos quatro ingredientes mencionados acima (daí pound cake ou quatre-quarts); é uma receita de fácil memorização e rende um bolo bem denso e bem rico, uma delícia!

Hoje em dia, entretanto, essa fórmula é usada apenas como referência, sendo frequentemente adaptada para criar diferentes texturas e sabores. É muito comum a receita do bolo inglês moderno levar fermento em pó, sal, suco de fruta, iogurte, sour creambuttermilk, cream cheese, etc., e os quatro ingredientes básicos, na maioria das vezes, acabam tendo medidas/pesos diferentes.

Embora muito comumente sejam feitos e assados em fôrmas de pão (também chamadas de fôrma de bolo inglês 😅), esse tipo de massa pode ser assado nos mais diversos tipos de fôrmas, como as redondas, de furo no meio, retangulares, e por aí vai.

Independentemente da proporção dos ingredientes ou do tipo de fôrma onde é assado, o bolo inglês é uma das minhas massas favoritas, e tende a ficar ainda mais gostosa no dia seguinte… maravilhoso, né?!

QUAIS OS INGREDIENTES DESTA RECEITA?

bolo inglês cream cheese

Manteiga – Bolo amanteigado leva o quê? Manteiga! Na confeitaria, o padrão é usar manteiga sem sal. Sempre. Por quê? A manteiga com sal, além de poder ter o teor de água mais elevado, ela é… salgada; e o teor de sal pode variar de marca pra marca também. Fica difícil controlar a quantidade de sal na receita utilizando manteiga com sal. Isso torna a manteiga sem sal muito mais adequada enquanto ingrediente em qualquer receita, uma vez que podemos adicionar e controlar o sal manualmente. Mas a manteiga com sal funciona igualmente, caso tenha que substituir, omita o sal pedido na receita! Independentemente de qual for usar, lembre-se de trazê-la à temperatura ambiente antes de iniciar o processo.

Ovo – Responsável pela estrutura, textura e emulsão da massa. Para esta receita, serão 3 unidades., e assim como a manteiga, precisam estar em temperatura ambiente.

Farinha – Também responsável pela estrutura em massa de bolo pois, em contato com líquidos, desenvolve a rede de glúten e dá a sustentação que o bolo precisa para crescer e permanecer alto depois de assado. Mas lembre-se: depois que a farinha entra na massa do bolo, ela deve ser trabalhada o mínimo possível, senão o glúten se desenvolve demais e em vez de ajudar, ele atrapalha. Pão gosta muito de glúten (por isso a sova!), bolo também gosta, mas só até a segunda página 😅.

Amido de Milho – Falando em glúten, o amido de milho é um produto que não contém o tal do glúten e, por esse motivo, muitos confeiteiros a utilizam, em conjunto com a farinha tipo 1, para obter uma massa de bolo mais delicada e macia, já que retiramos uma porção de farinha necessária em uma receita e substituímos por amido. Dessa forma, obtemos o que chamamos de farinha adaptada para bolos, que é uma farinha com menor teor de proteína e, consequentemente, de glúten. Escolhi essa opção para essa receita, mas, caso não tenha o amido em casa quando for fazer a receita, simplesmente substitua por farinha de trigo, a mesma quantidade.

Açúcar – Adoça o bolo, adoça nossas vidas! Mas você sabia que o açúcar não tem o papel de adoçante somente em uma receita? Ele confere também maciez e coloração às massas; é só você pensar em caramelo: que cor fica o açúcar quando é aquecido na panela? Uma vez, quando estava testando donuts, esqueci de adicionar o açúcar à massa e quando fui fritar, as rosquinhas saíram quase pálidas da panela de óleo… que tristeza! Então lembre-se disso sempre que pensar em reduzir a quantidade de açúcar. Para esta receita, se quiser, a quantidade pode ser reduzida para 200g.

Cream Cheese – O diferencial deste bolo! Confere leve acidez—que por sua vez confere maciez à massa—, sabor e quase que uma sensação de cremosidade. Peço 130g para esta receita, mas caso você compre o potinho de 150g (comumente encontrado nos mercados), pode usar ele todo, sem medir, que vai ficar ótimo também 😉.

Baunilha – Quem me conhece sabe que eu amo baunilha e que não aceito baunilha porcaria. Eu sei que extrato está difícil de achar e super caro, mas gente… essência de baunilha, pra mim não dá! De baunilha de verdade ela não tem nada, nem passou perto; ela contém vanilina (a principal molécula de sabor da baunilha) artificial. Eu prefiro nem colocar se não tiver porque pra mim estraga. Pasta de baunilha é uma ótima alternativa, elas vêm inclusive com as sementinhas da fava, uma gracinha! Mas tudo é uma questão de gosto e sem que tem gente que não só gosta como prefere. Caso for utilizar a essência, reduza um pouco a quantidade pois, por ser artificial, é mais forte. E vale lembrar que ingredientes que estão ali somente para conferir um pouco de sabor, como a baunilha, podem sempre ser omitidos sem desestruturar a receita.

Sal – Assim como em pratos salgados, ele tem a função de realçar o sabor, trazer o sabor! Eu sempre utilizo um pouquinho.

Fermento em Pó – Como mencionei acima, bolo inglês raiz nem fermento leva. Adicionei meia colher de chá para deixa-lo um tiquinho mais alto e menos denso, mas o bolo funcionará perfeitamente sem também.

Raspa de Limão – Para dar sabor, e assim como a baunilha, pode ser omitida se quiser. Eu usei limão siciliano, mas pode ser o taití ou até mesmo laranja. Eu uso e recomendo este ralador aqui.

COMO FAZER BOLO INGLÊS DE CREAM CHEESE

1. Peneire e misture bem com fouet a farinha, amido, fermento e o sal.

2. Tire as raspas do limão, se for usar, e esfregue bem no açúcar com os dedos os um garfo.

3. Em seguida bata a manteiga até ficar lisa e homogênea.

4. Adicione o cream cheese.

5. Bata até a mistura ficar homogênea.

 

6. Adicione os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Agregar a baunilha.

7. Junte a mistura de secos, em duas adições, misturando em velocidade baixa ou à mão.

8. Levar à fôrma pré-preparada e assar.

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO

  • Traga a manteiga, o cream cheese e os ovos à temperatura ambiente antes de começar. Isso é importante em qualquer bolo, nesse mais ainda por conta do cream cheese. Bata bem a manteiga antes de adicionar o cream cheese e assim por diante. Isso ajuda com que a mistura não talhe muito.
  • Se por ventura talhar, não desespere; assim que a farinha for incorporada, o problema é resolvido.
  • Raspe as laterais e fundo da tigela a durante todo o processo de mistura, sempre que necessário, certificando-se que toda a massa está sendo incorporada igualmente.
  • Depois que adicionar a farinha, misture somente para incorporar. Agitar demais a farinha vai deixando o bolo mais duro e pesado.
  • Uma ótima alternativa de cobertura para este bolo é uma glacê simples: misture açúcar de confeiteiro impalpável com um pouquinho de água, leite ou suco de fruta até obter a consistência desejada e despeje sobre o bolo.
  • Não tem fôrma de pão/bolo inglês? Tudo bem, essa massa pode ser assada em uma fôrma redonda de 20cm tranquilamente. O tempo de forno, nesse caso, vai diminuir.

VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA ESSE BOLO?

Fora da geladeira, bem embalada, ele fica bom por cerca de 3 dias. Na geladeira dura ainda mais, cerca de uma semana.

POSSO CONGELAR ESSE BOLO?

Com certeza, de preferência embalado 2 ou 3 vezes no filme plástico ou 1 vez no filme plástico e dentro de uma sacola resistente para freezer tipo fecha fácil. Vai durar no mínimo 3 meses.

Bolo Inglês de Cream Cheese (Pound Cake)

Este bolo inglês de cream cheese é rápido de preparar, ideal para quando bate aquela vontade de um bom bolo caseiro, vai muito bem com um bom cafezinho e fica ainda mais gostoso no dia seguinte. Se preferir um bolo maior, a massa pode ser dobrada e assada em uma fôrma grande de furo no meio tranquilamente!
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cocção 1 hour 10 minutes
Tempo Total 1 hour 30 minutes
Fernando Marino

Equipamento

  • Fôrma de Pão (22x12x7cm)

Ingredientes 

Massa

  • 180 g Farinha de Trigo (1¼ Xíc. + 2 Col. Sopa)
  • 20 g Amido de Milho (2 Col. Sopa)
  • ½ Col. Chá Fermento em Pó (2g)
  • ¼ Col. Chá Sal (1g)
  • 170 g Manteiga s/ Sal em temperaura ambiente
  • 130 g Cream Cheese Tradicional em temperatura ambiente (9 Col. Sopa)
  • 250 g Açúcar Refinado (1¼ Xíc.)
  • 1 Unid. Raspas de Limão opcional
  • 3 Unid. Ovos grandes em temperatura ambiente (150g)
  • 1 Col. Chá Extrato ou Pasta de Baunilha (5ml)

Calda de Morango

  • 80 ml/g Água (⅓ Xíc.)
  • 70 g Açúcar Refinado (6 Col. Sopa)
  • 130 g Morango limpo e picado

Modo de Preparo

  • Pre-aqueça o forno a 170°C. Unte uma fôrma de 22x12x7cm (fôrma de pão) e cole uma tira de papel manteiga na base.
  • Se for utilizar as raspas de limão (ou laranja), incorpore-as ao açúcar agora, esfregando com os dedos (ou um garfo) até que fiquem sem nenhum grumo.
  • Passe por uma peneira a farinha, o amido, o fermento e o sal e em seguida misture muito bem com um batedor de arame.
  • Utilizando uma batedeira (qualquer tipo) ou até mesmo uma colher de pau, bata a manteiga em velocidade média-alta até que ela fique lisa e homogênea, de 1 a 2 minutos. Raspe a tigela, adicione o cream cheese e repita o processo.
  • Adicione o açúcar e bata e velocidade média-alta ate que a mistura fique bem fofa, aerada e branquinha, de 3 a 5 minutos.
  • Adicione os ovos, um de cada vez, batendo apenas até que cada ovo se incorpore, raspando a tigela sempre que necessário. Adicione a baunilha e misture.
  • Com a batedeira na velocidade mínima, adicione metade da mistura de secos e misture apenas para começar a incorporar. Adicione a segunda metade e repita. Finalize de incorporar à mão. (Caso o mínimo da sua batedeira for muito alto, faça esse processo todo à mão com um batedor de arame ou espátula grande de silicone).
  • Despeje a massa na fôrma já preparada e leve ao forno por cerca de 60 a 70 minutos. Faça o teste do palito no centro do bolo, e assim que sair seco, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos. Desenforme, retire o papel manteiga da base e deixe esfriar.

Calda de Morango

  • Em uma panela pequena, junte a água e o açúcar e por último o morango picado. Leve a fogo médio e, assim que pegar fervura, deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, sem mexer.
  • Deixe esfriar e está pronto.

Notas

  • Este é um bolo relativamente pequeno. Se quiser aproveitar e fazer um bolo com rendimento maior, dobre a receita e asse-a em uma fôrma grande de furo no meio ou até mesmo em 2 fôrmas de pão, lembrando que nesses casos o tempo de forno pode variar.
  • As massas de bolo inglês (conhecidas como pound cake, em inglês), ficam ainda mais gostosas no dia seguinte (pelo menos eu acho ?). Se puder, faça o bolo com um dia de antecedência e, depois que estiver esfriado completamente, embale-o muito bem com filme plástico.
  • Cuidado com a temperatura do seu forno: bolos como este ficam bastante tempo lá dentro e, se a temperatura estiver muito alta (e ainda mais se a cor da sua fôrma for escura), as laterais do bolo podem escurecer demais. É por isso que indico 170˚C para esta receita. 
  • Caso não tenha amido na hora de fazer o bolo, substitua-o por farinha de trigo, mesma quantidade.
  • Essa massa aceita muito bem a adição de frutas (in natura) picadas, como morango, blueberries, framboesa, damascos, figo etc., desde que não sejam muito úmidas. Pique, meça meia xícara e passe em um pouco de farinha logo antes de adicioná-las assim que a massa for finalizada.
  • A quantidade de calda de morango é modesta mas pode ser dobrada tranquilamente caso prefira.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR