Biscoito Calipso Caseiro

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Com esta receita de Biscoito Calipso Caseiro você vai poder fazer aí na sua casa os famosos biscotinhos da Nestlé com os ingredientes que você já costuma ter na sua cozinha e com sabor bem fiel ao original ou até mais gostoso!

biscoito calipso caseiro

É muito divertido tentar reproduzir produtos industrializados em casa. Alguns são mais fácies, outros mais difíceis de conseguir resultados bons. Os biscoitos Calipso são desses bem fáceis e ficam com sabor bem próximo ao original.

Na verdade, ficam até melhores pois são caseiros, naturais e feitos com os melhores ingredientes, como extrato de baunilha!

Há não muito tempo, postei aqui a versão caseira do Chadelle, que também é simples de fazer e fica bem fidedigno.

Enfim, o processo é bem direto e é como se fossemos fazer um bolo, mas aqui usamos manteiga e ovo gelados, batemos apenas para incorporar, não aeramos a massa, não adicionamos nenhum líquido e não usamos fermentação química.

Depois é só abrir a massa entre folhas de papel manteiga ou plástico, levar ao freezer por 5 minutos para firmar, cortar os biscoitos e assar.

A cobertura também não poderia ser mais fácil: essencialmente uma ganache, basta misturar e derreter o chocolate com o creme de leite e está pronto para banhar!

bolacha calipso caseira

INGREDIENTE SECRETO DA CALIPSO!

Na real secreto não é porque está escrito na lista de ingredientes da embalagem, mas acredito que muita gente não o note conscientemente ao comer o biscoito.

O ingrediente é coco ralado! Em pequena quantidade mas faz toda a diferença, dando aquele toque especial que deixa o biscoito com com aquele sabor característico.

Outro ingrediente que eu nunca deixo de usar em biscoitos de açúcar e que também vai na receita original é amido de milho. Ele confere uma textura também bastante especial e não pode faltar!

NÃO, NÃO VAI FERMENTO!

Eu fico embasbacado com a quantidade de vezes que recebo a pergunta “Fê, não vai fermento?” em receitas de massas onde eu não utilizo fermento químico.

Precisamos usar os ingredientes com critério e não utilizar só por utilizar. Existem várias massas de bolo que não levam fermento, por exemplo. Biscoitos, a mesma coisa.

Biscoitos de açúcar como este eu costumo não utilizar fermentação pois eu quero que eles mantenham o formato depois de assados. Se adicionamos bolhas de ar à massa através de fermentação química ou mecânica, os cookies estufam no forno e perdem a forma. É por esse motivo que a massa vai sem fermento e a batemos na batedeira apenas para incorporar os ingredientes e não para aera-la.

COMO CORTAR OS BISCOITOS?

A forma mais fácil é utilizando aros cortadores. Eu tenho este kit, ele é bem útil, vem com 7 tamanhos e uso para várias receitas.

Outra opção é utilizar a boca de um copo que tenha cerca de 5cm. 

Produtos Que Utilizei Nesta Receita

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Comece a massa com manteiga e ovo gelados; isso facilita o manuseio da massa e, como não precisamos ou queremos emulsificar e aerar a mistura, temperatura ambiente não é necessário.
  • Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga ou plástico (tipo essas sacolas de lixo de pia; basta cortar as emendas e abrir) para facilitar a transferência para o freezer.
  • Não substitua o amido, ele confere textura especial aos biscoitos.
  • Para biscoitos bafônicos, procure usar chocolate nobre, aquele que contém manteiga de cacau na composição, diferentemente do chocolate tipo cobertura fracionada, que contém apenas gordura vegetal.
  • O creme de leite para a ganache pode ser qualquer tipo. Se for usar o enlatado, retire o soro.
  • Se for fazer a textura no chocolate após banhar o biscoito, faça imediatamente após banhar.
  • A receita pode ser dividida ao meio sem o menor problema. Nesse caso, utilize meio ovo (bata-o em um potinho e o divida ao meio) ou até mesmo uma gema, ambos funcionam.
  • Os biscoitos precisam ser muito bem guardados em potes herméticos ou que vedem muito bem, ou sacolas fecha-fácil, e mantidos sob refrigeração logo depois de prontos e secos. Se deixados expostos, eles perdem a crocância com bastante rapidez, especialmente em locais de alta umidade (meu caso!).

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 20 dias, muito bem embalados e sob refrigeração.

POSSO CONGELAR ESTES BISCOITOS BAFÔNICOS?

Pode sim. Congele-os destampados e separados. Depois junte-os em um saco fecha-fácil e os mantenha congelados por cerca de 3 meses.

Biscoito Calipso Caseiro

Reproduza em casa de forma bastante fiel e com ingredientes básicos o famoso e queridinho biscoito Calipso da Nestlé.
Tempo de Preparo 40 minutes
Tempo de Cocção 10 minutes
Tempo de Freezer 5 minutes
Tempo Total 55 minutes
Rendimento50 biscoitos de 5cm
Fernando Marino

Equipamento

  • Cortador de biscoito de 5cm (redondo)
  • Assadeira (larga e baixa)
  • Batedeira (qualquer tipo)

Ingredientes 

Massa

  • 200g (1½ Xíc.) Farinha de Trigo
  • 30g (¼ Xíc.) Farinha de Trigo Integral (ver notas)
  • 70g (½ Xíc.) Amido de Milho
  • ¼ Col. Chá (1g) Sal
  • 15g (2 Col. Sopa) Coco Ralado (ver notas)
  • 115g (½ Xíc.) Manteiga s/ Sal gelada e cortada em cubos
  • 60g (5 Col. Sopa) Açúcar Refinado
  • ¼ a ½ Col. Chá Extrato de Baunilha opcional
  • 1 Unid. (45g) Ovo médio gelado

Cobertura de Chocolate (Ganache)

  • 180g (1 Xíc.) Chocolate Meio-Amargo picado
  • 45ml/g (3 Col. Sopa) Creme de Leite qualquer tipo

Modo de Preparo

Massa

  • Em uma tigela de mistura, junte a farinha de trigo, a farinha integral, o amido, o sal e o coco ralado. Misture muito bem com um fouet e reserve.
  • Na tigela da batedeira, junte a manteiga, o açúcar e a baunilha e, em velocidade média, bata somente até que a mistura se incorpore e se torne minimamente coesa. (Nota: dependendo do tamanho da sua tigela, pode ser que voem pequenos pedaços de manteiga com açúcar para fora; se isso acontecer, cubra levemente com um pano de prato e continue batendo.)
  • Adicione o ovo e bata novamente somente para incorporar minimamente.
  • Pare a batedeira, junte toda a mistura de secos e, em velocidade mínima, misture até que a farinha esteja toda umedecida e comece a formar uma bola.
  • Com uma mão, aperte a massa dentro da tigela para formar uma bola. Transfira para a bancada, corte ao meio e abra cada metade entre duas folhas de papel manteiga (ou plástico) em um disco de aproximadamente meio centímetro.
  • Transfira a massa para uma assadeira (ainda entre as folhas de papel manteiga ou plástico) e leve ao freezer por 5 minutos para firmar.
  • Transfira a massa de volta para a bancada, retire a camada superior de papel/plástico e corte círculos de aproximadamente 5cm utilizando um cortador de biscoitos, a boca de um copo ou qualquer outro objeto semelhante.
  • Transfira os biscoitos cortados para uma assadeira larga e baixa (se não for antiaderente, forre com papel manteiga para garantir que não colem) e leve à geladeira.
  • Pré-aqueça o forno a 180˚C. Assim que chegar à temperatura, transfira a assadeira com os biscoitos da geladeira direto para o forno e asse de 9 a 12 minutos. Você saberá que estão prontos quando as bordas dos cookies estiverem começando a dourar.
  • Retire do forno e deixe os biscoitos esfriarem na assadeira por 5 minutos. Transfira-os para uma grade de resfriamento e deixe que esfriem completamente. Os restos de massa podem ser re-enrolados e cortados para fazer mais biscoitos.

Cobertura de Chocolate (Ganache)

  • Junte o chocolate com o creme e derreta em banho-maria ou microondas (parando de 20 em 20 segundos para mexer). Reserve e deixe amornar por 5 minutos.
  • Banhe o topo de cada biscoito na ganache, chacoalhando para retirar o excesso. Se quiser fazer a textura típica do biscoito calipso, com um palitinho faça riscos horizontais e verticais (veja como na vídeo demonstração) na ganache logo após banhar cada biscoito.
  • Deixe a ganache firmar e depois guarde com cuidado em potes herméticos ou sacos fecha-fácil e mantenha sob refrigeração para manter o frescor e crocância.

Notas

  • Farinha de Trigo Integral: utilizo para conferir coloração, sabor e textura. Caso não tenha ou prefira não usar, basta substituir pela mesma quantidade de farinha de trigo comum. Farelo ou gérmen de trigo são ótimas opções aqui também!
  • Coco Ralado: prefira utilizar o tipo desidratado, fino e sem açúcar. Caso use aquele coco ralado em tiras longas, aí recomendo juntar todos os ingredientes secos em um processador ou liquidificador e bater até que a mistura esteja toda fina. A versão tostada/queimada também serve. Aliás, você pode tostar seu coco em uma frigideira seca por 1 ou 2 minutos se quiser!

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR